terça-feira, 24 de abril de 2012

RIBAS MARTINS RECEBE HOMENAGEM NO ANIVERSÁRIO DE 48 ANOS DO BAIRRO JABAQUARA

Reportagem e Imagens: Claudia Souza


Rosa Maria Gomes de Oliveira e Ribas Martins
Foto: Claudia Souza/m!
Na noite de 23/4, Ribas Martins recebeu uma homenagem do Jornal Jabaquara em Notícias pelos serviços prestados no bairro Jabaquara, zona sul de São Paulo. O jornalista é diretor da Revista Músico, Conselheiro da Ordem dos Músicos do Brasil – CRESP, Conselheiro Cultural da Secretaria de Cultura de Diadema, Diretor do SINAPREM – Sindicato dos Empresários Artísticos e sócio proprietário da ArtStars – Editora.

Ao receber a homenagem, contou que nasceu na Bahia e veio ainda bebê com seus pais morar no bairro Jabaquara. Cresceu e viu crescer a comunidade, lá montou suas primeiras bandas de rock, trabalhou no antigo estacionamento e na oficina de ar-condicionado de seu pai (que eram localizados na Rua das Casuarinas), conheceu sua primeira esposa, teve seu primeiro filho e reuniu um enorme número de amigos e parentes. “Lembro-me de quando ajudei a colocar as telhas na antiga igreja Nossa Senhora das Graças”. Revelou.

O evento foi realizado no auditório do Colégio Marquês de Monte Alegre com a presença de cantores, músicos, compositores, artesãos, cineastas, atletas, diretores e voluntários de ONGs, entre inúmeras personalidades do cenário cultural e artístico. A solenidade é um dos eventos que estão sendo organizados pela comissão do Jornal, liderada pela Diretora Rosa Maria Gomes de Oliveira, tendo como objetivo comemorar os 48 anos do bairro. Na grade de comemorações que teve início em 14/4, a população do bairro prestigiou exposições de fotos, concursos de beleza, apresentações de dança e esportes variados.


A mesa do cerimonial foi composta pelos diretores do Colégio Marquês de Monte Alegre, Valéria Faria Werkelmann e André Luiz Gomes de Faria, Dra. Maria Luiza Righetti (chefe da Clínica Médica do Hospital Municipal Saboya, representando seu marido Dr. Thomaz Antonio Cunha Cardoso de Almeida), Paula Falcão (Presidente do Rotary Clube São Paulo Imigrantes) e contou com a apresentação do jornalista e apresentador do Programa “O Mundo do Samba” na Just TV, Raul Machado.




Além dos agentes culturais homenageados, a presença das Misses eleitas no concurso de beleza no dia anterior, abrilhantou o evento enchendo o salão de glamour e beleza.

Rosa Maria, 1ª Princesa Ciça Bertoldo, Miss Simpatia Maysa Marques, Miss Jabaquara Kamila Garcia,
Miss Jabaquara Melhor Idade Ilda Ferreira, Rainha da República da V. Mariana Giovana Previero
e Renato Cury produtor do Concurso - Foto: Claudia Souza/m!
Na primeira fileira ficaram em destaque as primeiras colocadas como Miss Jabaquara 2012 Kamila Garcia,  1ª Princesa do Jabaquara Ciça Bertoldo, Miss Simpatia Jabaquara Maysa Marques, Miss Jabaquara Melhor Idade Ilda Ferreira e como convidada especial a apresentadora Rainha da República da Vila Mariana Giovana Previero.


CONHEÇA AS PERSONALIDADES DO CENÁRIO CULTURAL E SOCIAL DO JABAQUARA HOMENAGEADOS NO EVENTO:

1 - Aparecida Santos de Lima - Tia Cida.  Com o desejo de mudar o cenário de um aterro de lixo próximo da sua casa, transformou o lugar em um espaço de cultura, limpo e salutar, batizado de Coração Família, que atende diversas crianças há 22 anos.

2 - Anastácia, a rainha do forró, cantora e compositora, moradora do bairro do Jabaquara há 51 anos, guarda em sua memória as lembrança dos 71 anos  de vida. Conhecer um pedaço de sua história é conhecer um pedaço da musica cultural do nordeste.

3 – Thyane Ferreira - São quinze anos de saudade que a escola de samba Levanta Poeira deixou o bairro da Vila Guarani. A proposta da fundadora Edna Estevam, conhecida como tia Edna, era levar a cultura para o bairro, quem fundou a escola em 15 de abril de 1978, ganhando respeito e admiração das pessoas.  Quem recebe essa singela homenagem é Thyane Ferreira, sobrinha de Tia Edna.

4 - José Roberto Nascimento Arruda, conhecido como Bagulé. Embaixador do samba pela UESP que entende tudo de samba. São vinte e cinco anos de dedicação. Sua paixão pelo samba começou aos 12 anos.

5 - Renan Bier, puxador de samba da escola de samba Vai-Vai, iniciou no samba aos seis anos de idade. Foi aos 16 anos, na escola União Independente da Zona Sul junto com um grupo de seis amigos que ganhou o seu primeiro samba que tinha como tema a história de Campos do Jordão.

6 - Maria Generosa da Silva - Dona Generosa - fundadora do samba na laje, na Vila Santa Catarina, reúne diversas pessoas da comunidade para uma festa com feijoada e muito samba.

 7 – Sonia Galvão - Ao longo de quase 30 anos de carreira, Sonia Galvão, se dedicou as composições de samba enredo para escolas de samba. Tudo começou em 1984, quando iniciou o primeiro samba-enredo para uma escola do próprio bairro onde morava.  Foi então que não parou mais. Diversos sambas foram parar na avenida, entre eles o “Pão, Vinho” e “450 anos de fé” para a Barroca da Zona Sul.

8 - Mestre Boca, cordão Branco em capoeira, se reúne em roda com seus alunos para mostrar ao público a cultura desse esporte.  Essa jornada perdura há 18 anos. Amante da capoeira assumido começou ainda menino, aos 10 anos de idade já participava das rodas.

9 - Geraldo Sampaio Neto, mais conhecido como Borjão. Presidente da escola de samba Barroca da Zona Sul. Borjão está à frente das decisões que envolvem a escola e a comunidade. Chegou à escola de samba ainda jovem, tocando na bateria, e ao lado de ilustres sambistas e seus fundados como Sebastião Eduardo do Amaral o “Pé Rachado”.

10 - Igor Bartchewsky - Diretor Teatral - Ator – Oficineiro - Coreógrafo – Produtor de Espetáculos e Escritor de Peças Teatrais, Contos, Poesias e Músicas - Produtor Artístico de Cenários e Figurinos - Shows e Megashows - Marketing cultural - Apresentador de shows e programas de TV – diretor de Oficina de Atores, Figurantes e Elenco de Apoio – Diretor e Autor do Projeto “Educultural - Nosso País Precisa de você”, Presidente do Bloco dos Artistas do Carnaval de Praia Grande, Direção e apresentador do Programa de TV “Talentos Culturais. Em Fevereiro 2002 criou junto com a Rosa do Jornal Jabaquara em Notícias a peça “Jabaquara”... A terra de um sonho cidadão”.  

11 - Léo de Lima – Rico currículo de referências em músicas – Membro da orquestra Paulistana de Viola Caipira, participante do Coral 3º Idade ULM, Profº  de Informática na música, teclado , violão e viola caipira, direção do musical  Folclore brasileiro da Seicho-No-Ie do Brasil, várias músicas registradas em ritmos brasileiros, orienta grupos de cegos cantando e se apresentando em bares e restaurantes, participação de inúmeras oficinas e atuante nos eventos das festas do Estado e das Nações no centro Cultural Jabaquara.

12 - Alex Mendes e Cesar Ricardo - Grupo Retratos - surgiu em 2006, num encontro de amigos músicos com a proposta de tocar e divulgar a música brasileira. O nome surgiu em homenagem a Radamés Gnattali que compôs uma suíte para orquestra, regional e bandolim intitulada “Suíte Retratos”, nela, Radamés fotografou musicalmente os quatro músicos responsáveis pela consolidação do gênero que são Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Há 5 anos com o Projeto Choro na Manhã, com entrada gratuita sempre no primeiro domingo do mês, o Conjunto Retratos, formado por Alex Mendes (bandolim), Paulo Gilberto (flauta), Cesar Ricardo (violão sete cordas), Fernando Henrique (cavaquinho) e Donizete Fernandes (bandolim), se apresentam ás 11h estão no Centro Cultural Jabaquara.

13 - Plinio Meirelles é ator e cineasta, trabalha no Jabaquara desde 2001. Através da ONG AME, é gerente e criador do Núcleo de Cinema Comunitário, o primeiro grupo de cinema ficcional do Jabaquara. Neste projeto, ativo desde 2008, Plinio ajudou a formar mais de 100 artistas cinematográficos de varias idades e comunidades da região. Os curtas metragens realizados pelo Núcleo tiveram distribuição por toda a cidade e ganharam prêmios em festivais da capital paulista além de Brasília e Rio de Janeiro.

14 - Biro do Cavaco – Quem não se lembra do sucesso “Jéssica”.  Biro do Cavaco retoma sua carreira solo após um período em que vinha se dedicando mais à sua família, e aos seus outros projetos ligados a música como: a sua escola no Jabaquara e os cursos de cavaquinho e violão que mantém editados em DVD e revistas. O amplo projeto de trabalho visa à distribuição nacional da música nas emissoras de rádio e também a participação em programas de TV. Seu trabalho também tem forte influência da música instrumental, a qual se faz bastante presente em seus shows e também em seus CDs.

15 – João Antonio Ribas Martins Junior  – Ribas Martins - Muitas fundou bandas de Rock Holl, apresentações na década de 70 nos Clubes que não existem mais no Jabaquara ( como Clube da Ressaca, Clube da Vila Campestre).  Hoje é Editor da revista Músico! Órgão informativo da Ordem dos Músicos do Brasil – São Paulo, Cantor e compositor, seu mais recente trabalho é CD Sustentabilidade (Rock e Samba), Empresário artístico, Diretor do SINAPREM – Sindicato dos Empresários Artísticos do Brasil, Conselheiro da OMB – Conselho Regional do Estado de São Paulo, Conselheiro de Cultura de Diadema e Diretor da ArtStars Editora, Comercio e Publicidade.

16 – Teresa Cristina Martins – a professora de história que veio para o Jabaquara junto com o CEU Caminho do Mar e esta a cada dia conquistando a todos. Sua abertura aos trabalhos da cultura deu a ela o amor daqueles que pelo CEU Caminho do CEU passa… Atuante na Rede Social Jabaquara é idealizadora de inúmeros projetos que irão fazer parte da nossa cultura.

17 – Walter Taverna – Sempre presente nas ações culturais do Jabaquara. O amor que tem pelo seu bairro, Bela Vista que se autoproclama primeiro-ministro da “Republica do Bixiga”. Criador do maior bolo de aniversário da cidade hoje o maior do mundo e idealizador de vários eventos culturais.

18 - Venicio Rolim Camargo Filho, desenhista publicitário, resolveu em 1990 mudar o rumo de sua vida, dedicando-se exclusivamente a produção de eventos e promoções. Criou a XAPINHA SHOW PRODUÇOES, assim tentando manter viva a imagem do palhaço (Clow) e do CIRCO. Sua carreira sempre foi preenchida por vários shows por todo Brasil, com muita palhaçada, sempre alegrando o público infantil. Atua em inúmeros eventos do Jabaquara e faz abertura de comércio através de suas criações.

 19 – Raul & Rudiery – A dupla que vem fazendo sucesso em suas apresentações pelo estado, moradores do Jabaquara, sempre a frente dos eventos do bairro, a simplicidade e carinho no palco faz a diferença da dupla. Outro ponto é a família como o irmão Fernando  (guitarrista da banda), e o  pai Wilson que é o empresário.

20 – Maria da Conceição Santos – Conça - Oficineira de danças populares, educadora do Projeto A Força da Cor (prêmio Itaú Unicef de 2011), pesquisadora do Mapa Cultural do Jabaquara (projeto da rede Social Jabaquara) educadora da ACM – Associação Cristã de Moços – Centro de Desenvolvimento Comunitário Leide das Neves e coordenadora do Grupo Maracatu Ilê Aláfia.

21 – Rogério Paixão – Cantor, produtor e compositor, idealizador do Projeto Rogério Paixão Solo, com sua irmã Andréia Paixão, com letras que falam de amor, futebol e espiritualidade. Seu trabalho já esta sendo sucesso nas rádios a exemplo da Transcontinental FM 104,7.

22 – Renato Silveira de Paula – Contra Mestre 22 - Capoeira – Começou a pratica com o Mestre Miguel. Que tinha o objetivo de oferecer gratuitamente aos moradores da região e frequentadores do Centro Cultural Jabaquara a oportunidade de aprender os fundamentos básicos dessa arte brasileira. Esse trabalho continua existindo até hoje. O Contra Mestre 22 dá suas aulas as 3ª, 4ª e 6ª feiras as 18h30.

23 – Maria do Socorro Silva Bernardo – Mariazinha – Voluntária da arte e da Cultura no Projeto Coração Família.  Projeto sem fins lucrativos sobrevive de doações e da reciclagem, além de uma horta orgânica.  Sonha na transformação do espaço e da vida dos assistidos pelo projeto.

24 – Lenita José Rodrigues Frizzine - Cantora, compositora e moradora do bairro Vila Guarani há 30 anos, descobriu o amor pela música, e em uma de suas composições traduz esse sentimento que tem o seguinte trecho – “A música na minha vida tem a importância do ar e a vida na minha música transcendem tempo e lugar”.

25 - Maria Alice Costa Ariza – Artesã, tem o dom das mãos, com muita criatividade transforma objetos para decoração.

26 - Sonia Luzia Quintas - Artesã moradora no bairro Vila Guarani a 47 anos, direciona seu talento aos mais pequeninos. São mantas, calçados, casacos, blusas, vestidos de tricôs confeccionados e criados para crianças.

27 - Diley Oliveira Presidente e Mestre de bateria da Escola de Samba Flor de Liz - O samba é a sua paixão. Começou aos vinte anos de idade, desfilando na escola Flor de Liz, de lá para cá carrega em seu currículo várias escolas. Pretende lutar cada vez mais pelo samba no distrito do Jabaquara para não deixar o samba acabar.

28 – Ednaldo Pereira da Silva – Voluntário há 5 anos em Projeto Social atualmente no CEU Caminho do Mar, CEU Cidade Dutra e Clube Escola Sabará, Policial da 4ª Companhia do 3º BPM/M no Programa Ronda.

29 – José Carlos Ferreira – Zé Carlinhos – Compositor e Músico Percursionista – Possui várias músicas gravadas com artistas consagrados entre eles Reinaldo Príncipe do Pagode, Jorge Aragão, Biro do Cavaco, Boca nervosa entre outros. Grupos de Pagode que já gravaram suas obras: Art Popular, Arte Final entre outros. É ganhador de 14 sambas enredos, 2 - Barroca Zona Sul, 2 - Flor de Liz e 10 - pela Vai - Vai. Fez parte do grupo Arte Final, Banda de Jazz Sambopbras e com músicos como Neylor Proveta, Walmir Gil entre outros. E participou de vários shows e festivais Internacionais.


MAIS FOTOS:

 


 VÍDEO:



 

Nenhum comentário: