sexta-feira, 17 de setembro de 2010

HIP-HOP NO BRASIL - Por: DJ DRI

DJ DRI - Foto: Ribas Martins

Senhoras e senhores, se vocês acham que o HIP HOP nacional não tem história? hmmmmm!!! estão enganados!!! PRA QUEM NÃO SABE, O HIP HOP JÁ É ADULTO, TEMOS 26 ANOS!!!! O HIP HOP surgiu no Brasil na década de 80, entre 1983 e 1984. Diferente do início nos Estados Unidos com os DJ´S, o HIP HOP nacional começou com o elemento ¨BREAK¨, ou para os mais entendidos do assunto: B. BOYNG, POPPING E LOCKING.

Através do Break, o Brasil inteiro começou a conhecer os outros elementos da cultura, o DJ, o RAPPING OU MC ( MESTRE DE CERIMONIA ), e GRAFITTI, e o quinto elemento não artístico, mas é o complemento dos quatro elementos anteriores que é: conhecimento e sabedoria.

1984, foi o ano oficial da cultura HIP HOP com o surgimento dos B.Boyings, Poppings e Lockings, enfim, o BREAK, através dos jornais, revistas, comerciais de TV e filmes que propagou em massa a chegada da cultura.

Em alguns lugares, principalmente no centro de São Paulo, como a rua 24 DE MAIO, logo depois ESTAÇÃO SÃO BENTO, pessoas com roupas diferentes, óculos escuros, tênis de botinha, luvas, bonés e um BOX ( enorme rádio gravador ) mostravam os primeiros passos, tinham uma certa afinidade pela dança, sendo influenciados pelos filmes BEAT STREET, BREAK DANCE NA ONDA DO BREAK, WILD STYLE, entre outros.

NELSON TRIUNFO E FUNK e CIA foram os grandes pioneiros á divulgarem o movimento, mas a história de nelsão já havia começado na década de 70 nos bailes BLACK POWER, e está discograficamente registrado no lp: MIGUEL DE DEUS - BLACK SOUL BROTHERS, e inclusive fizeram à abertura da novela Partido Alto, na Rede Globo, participou de vários programas e comerciais de televisão, entrevistas de rádios, jornais e revistas. Na época existia um concurso nacional de Break, o inesquecível Programa de auditório Barros de Alencar, que apresentou os grandes nomes como: Os Cobras e as Buffalo Girls, Dragon’s Breaker’s, etc. Em 1985, surgiram nomes como: Back Spin, Jabaquaras Breakers, Red Crazy Crew, Street Warrior’s e Nação Zulu, e muitos outros.

No mesmo ano, vieram os BLACK JUNIORS, com a música: MAS QUE LINDA ESTÁS, que para muitos na época, assim como o MELÔ DO TAGARELA DE MIELI ( primeiro rap nacional, 1980 ) MÃO BRANCA com GERSON KING COMBO ( 1980, SERÁ ESTE OU MIELI? ), era chamado de FUNK FALADO, e não RAP.

Mas foi entre 1986 e 1988 que surgiram os primeiros registros de RAP em vinil como: BRASIL 2000 COM PEPEU E MIKE ( SONY MUSIC ), COLETÂNEA: OUSADIA DO RAP, COM MR. TÉO, DE REPENT ( KASKATAS ), HIP HOP CULTURA DE RUA, COM THAIDE E DJ HUM, MC JACK ( ELDORADO ) e O SOM DAS RUAS, COM OS METRALHAS, SAMPA CREW( CHIC SHOW-SONY MUSIC ). Em 1990, a ZIMBABWE lançou o CONSCIENCIA BLACK com RACIONAIS MC´S. Logo após vieram as POSSES, como: CONCEITO DE RUA, SINDICATO NEGRO, ALIANÇA NEGRA, ENTRE MUITOS OUTRAS, que deram continuidade contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da cultura HIP HOP.

Bom, este é só o começo do começo. A parte 2, parte 3, etc., fica pra próxima, se DEUS assim permitir. VALEU!!!!

DJ DRI.
MC, DJ PRODUTOR.

Um comentário:

Anônimo disse...

Saiu o video oficial do magia do rap com producao de novela...podem conferir...mais um negro na luta...

http://www.youtube.com/watch?v=q6uoThjjEQo