quinta-feira, 22 de julho de 2010

Felipe Coelho em CATAVENTO TOUR > 08/08

Felipe Coelho se apresenta em São Paulo no dia 8 de agosto, às 18h, na Casa das Caldeiras, com entrada franca.

Virtuoso no violão de 7 cordas, o instrumentista, compositor e arranjador catarinense tem uma forte bagagem internacional. Felipe Coelho, 27 anos, fez bacharelado e mestrado, com bolsa integral, em Jazz Studies nos EUA e já se apresentou em vários países da América do Norte, Caribe e Europa.
Após 9 anos fora do Brasil retornou a Santa Catarina onde ganhou, em 2009, o prêmio de produção musical “Elizabete Anderle” que lhe proporcionou lançar o CD CATA VENTO, segundo de sua carreira e a base para o show desta turnê.
CD e show são totalmente autorais. Em suas composições o músico revela influências da música cigana oriental, da música brasileira contemporânea, do flamenco e utiliza momentos de improvisação jazzística.
O CD "Cata Vento", lançado em outubro de 2009, recebeu elogios de grandes músicos como Ulisses Rocha, André Mehmari, Chico Pinheiro e Alessandro Penezzi. O trabalho recebeu convites para a turnê "Circuito SESC" em Santa Catarina, para os festivais Mundo Curitiba e Floripa Instrumental entre 2010 e 2011, e foi selecionado nacionalmente pelo Prêmio Circuito Funarte 2010.
“O título Cata Vento parte de um conceito que primeiramente não se firma a alguma cultura específica. O “vento” representa aquilo que viaja, que está presente em qualquer canto do planeta, que engloba, que refresca. O cata representa algo que será caçado, que será catado, que será capturado assim como um compositor procura encontrar melodias que vagam no nada até serem descobertas. E por último, um cata-vento captura ventos que sopram em direções diferentes, e os canaliza todos misturados, transformando-os em um fluxo uniforme”, conta Coelho sobre o seu trabalho.
Felipe Coelhos será acompanhado nesta sua primeira turnê, que passará também pelo Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, por um sexteto composto por músicos de diferentes lugares da América do Sul, com diversificada formação. São eles:

Tales de Oliveira Custódio - Violino
Elias Vicente Souza - Violino
Rafael Calegari – Contrabaixo
Marco Origuella – Viola
Frederico Malverde – Violoncelo
Mauro Borghezan – Bateria

A formação mescla a instrumentação de música erudita e popular. O quinteto de cordas, amplamente usado no período clássico, é unido através de arranjos sofisticados, à formação tradicional do trio, com baixo e bateria, explorada na música popular. As mesclas não acontecem apenas na instrumentação, mas também nas composições.
A proposta deste show é convidar o ouvinte a descobrir que a beleza e bem estar da música não dependem de uma só forma de tocar ou de uma só cultura.

Serviço
Felipe Coelho & Sexteto
CATA VENTO - TOUR 2010
SÃO PAULO
Local: Casa das Caldeiras - Espaço de Dinâmicas Artísticas e Culturais
End: Av. Francisco Matarazzo, 2000 - Água Branca
Tel: 11 3873.6696
http://www.casadascaldeiras.com.br/
Data: 8 de agosto de 2010 - Domingo
Horário do show: 18h00
Abertura da casa: 16h
Capacidade: 1200 lugares
Ingressos: gratuitos

Sobre Felipe Coelho

Felipe Coelho é violonista e compositor instrumental formado com mestrado em música nos Estados Unidos onde foi bolsista integral e professor assistente.

Aos 16 anos enquanto intercambista, foi premiado "Solista Destaque" no Grissom High School State Jazz Festival, recebendo uma semana de imersão total no Jamey Aebersold National Jazz Workshop & Festival em Chicago. Enquanto cursava bacharelado e mestrado com bolsas integrais em Jazz Studies nos EUA, acompanhou companhias de baile flamenco, fez turnes nos USA com a Georgia State Jazz Big Band, e depois de formado apresentou-se como solista em cruzeiros pelas Américas e Europa, além de partipar da cena musical americana entre Atlanta e Chicago.
Tocou nos Estados Unidos e Europa e hoje possui dois CDs de composições autorais lançados: “Raízes Trançadas” e “Cata-Vento”.
Em seus discos, as composições violonísticas são acompanhadas por arranjos de orquestra camerística e orquestra de cordas, também escritos por ele. Foi reconhecido pelo premio de produção musical Elizabete Anderle, e pela mídia nacional através das revistas Guitar Player, Violão Pro, do programa Manhattan Connection entre outros. Recebeu elogios de grandes críticos como Guinga, Ulisses Rocha, André Mehmari, Chico Pinheiro além convites para festivais em 2010 como Floripa Instrumental e o Festival de Música Étnica de Curitiba. Ainda em 2010 realiza a turne nacional do seu disco Cata Vento, e em 2011, a turne estadual do mesmo assim como o lançamento do terceiro trabalho ”Musadiversa” ao lado de Luiz Zago e Rafael Calegari.