segunda-feira, 31 de maio de 2010

Trama lança série songbook de Almir Chediak na web

A Trama disponibiliza a série songbook, do saudoso produtor musical Almir Chediak, em formato Álbum Virtual. Os cinco volumes da coletânea poderão ser baixados gratuitamente a partir de 28 de maio no endereço: www.albumvirtual.trama.com.br. As partituras não farão parte do encarte virtual, mas continuam disponíveis nas lojas.

O formato proposto pela Trama reproduz a experiência lúdica do CD no ambiente da web, com a vantagem de ser um modelo legal e sem proteção DRM. Isso significa que, após download, o público poderá copiar as obras em qualquer mídia.

Cada volume da coleção traz 14 faixas, somando 70 músicas. O repertório contempla grandes nomes como: Tom Jobim, João Donato, Dorival Caymmi, Danilo Caymmi, Ary Barroso, Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil nas vozes de Joyce, Nana Caymmi, Wanda Sá, Baby Consuelo, Wagner Tiso e Luiz Melodia; para citar alguns. Os álbuns reúnem mais de 40 interpretes e de 30 compositores que marcaram a história da MPB.

“A parceria Lumiar/Trama vem ampliar ao grande público o acesso ao trabalho único de Almir Chediak”, conta Jesus Chediak, atual presidente do selo. João Marcello Bôscoli, presidente da Trama, completa, “Almir Chediak foi um dos grandes amigos de nossa música. É uma honra poder colaborar com seu legado de alguma maneira. Essa colaboração é muito importante para nós”.

Sobre a Lumiar:

A história da Lumiar Discos começa com a fundação da Editora de mesmo nome em 1987. Almir Chediak fundou a empresa em função do grande êxito que obteve com o lançamento do seu livro Dicionário de Acordes Cifrados. Depois de alguns lançamentos, em 1988, Chediak criou a série Songbook, que tinha o objetivo de registrar em livros as harmonias das músicas dos grandes artistas da MPB. O primeiro homenageado foi Caetano Veloso e logo a seguir vieram: Tom Jobim; Cazuza, entre outros. Em 1991, foi criada a Lumiar Discos. O objetivo era lançar junto aos livros, os songbooks em CDs com gravações exclusivas: grandes canções reeditadas com novos arranjos e na voz de outros intérpretes.

O primeiro lançamento foi o songbook de Noel Rosa. O compositor da Vila Isabel foi cantado por Gilberto Gil, Chico Buarque e Djavan, entre outros. Desde então já chegaram mais 14 songbooks ao mercado: Ary Barroso, Braguinha, Carlos Lyra, Chico Buarque, Djavan, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Francis Hime, Gilberto Gil, Noel Rosa, Marcos Valle, João Bosco, João Donato, Vinícius de Moraes e Ivan Lins.

Álbum Virtual

O Álbum Virtual teve início em 2008 com o lançamento de Danç-Êh-Sá ao Vivo, de Tom Zé e, na seqüência, Artista Igual Pedreiro, Macaco Bong; Donkey, Cansei de Ser Sexy; Chapter 9, Ed Motta; C_mpl_te, Móveis Coloniais de Acaju.

A proposta da Trama é trazer a experiência física do CD para dentro do computador; alinhando assim o modelo de distribuição fonográfica ao modo de consumo da música. Deste modo, a Trama disponibiliza gratuitamente encarte, extras e ficha técnica no hotsite de cada artista.

Todo download feito no Álbum Virtual é legal e o conteúdo oferecido não tem proteção DRM, ficando o público livre para copiar e salvar em vários formatos. O pacote para download traz uma série de facilidades para quem quiser, por exemplo, transferir os arquivos direto para o iPod ou iTunes.

O lema “De graça pra você e remunerado pro artista” é o fio condutor do projeto. “TV e rádio abertas funcionam assim há mais de 50 anos. A Trama acredita que esse é o caminho natural para a música”, defende o presidente João Marcello Bôscoli.

As obras foram patrocinadas pela VR, Volkswagen e Audi. Hoje, todo o catálogo da Trama encontra-se disponível no site para streaming. Por motivos legais, apenas os lançamentos (após 2008) podem ser baixados.

Confira:

CD 1 - http://albumvirtual.trama.uol.com.br/servlet/SiteController?action=103&albumId=1128131232
CD 2 - http://albumvirtual.trama.uol.com.br/servlet/SiteController?action=103&albumId=1128131233
CD 3 - http://albumvirtual.trama.uol.com.br/servlet/SiteController?action=103&albumId=1128131234
CD 4 - http://albumvirtual.trama.uol.com.br/servlet/SiteController?action=103&albumId=1128131235
CD 5 - http://albumvirtual.trama.uol.com.br/servlet/SiteController?action=103&albumId=1128131236